PMGCR/SECOM>O CATHARINENSE
Dia 1º de Maio foi escolhido para homenagear os trabalhadores, pois no mesmo dia, em 1886, nos Estados Unidos foram convocadas greves gerais com o intuito de diminuir a jornada diária de trabalho de 13 horas para 8 horas.
Em 1924, o então Presidente Arthur da Silva Bernardes decreta 1º de Maio feriado nacional, e consagra a confraternização universal das classes operarias e comemoração dos mártires do trabalho.
Para homenagear os trabalhadores, Getúlio Vargas, por meio do Decreto Lei n°5.452, de 01 de maio de 1943, institui a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho.
Em vários países a data é um momento de reflexão sobre a força e as relações de trabalho sobre o seu papel do trabalhador dentro das organizações.
Como homenagem, escolhemos obras de artistas que retrataram o dia a dia dos trabalhadores do campo e da cidade. As obras são dos pintores Antonio Berni, Armando Romanelli, Candido Portinari, Pieter Bruegel e Tarsila do Amaral.