quinta-feira, 22 maio, 2025
  • Home
No Result
View All Result
MENU
  • Home
  • Biguaçu
  • Brasil
  • Esportes
  • Grande Florianópolis
  • Mundo
  • Governador Celso Ramos
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • São José
  • Câmara Municipal de Biguaçu
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home Câmara de Vereadores

Décio pergunta a Patê por que não comprar por 79 mil e alugar por 148 mil ?

Afinal de Contas, Patê sabia ou não do orçamento de empresa que quis vender equipamentos 47% mais barato que os alugados?

Redação por Redação
01/11/2021
em Biguaçu, Câmara de Vereadores
Decio-Baixo-Alves.-Patê
EBN/JORNAISEMFOCO > O CATHARINENSE

Continua a polêmica do aluguel de equipamentos eletrônicos para transmissão das sessões da câmara municipal de Biguaçu. Mesmo com a insistência de que fez a coisa correta, existem vereadores que são contra o fato do presidente da câmara Patê ter alugado em vez de comprar esses equipamentos. A discussão gira em torno do valor que se pagaria no lugar do preço do aluguel anual.

Para o leitor entender bem essa história, segue o seguinte exemplo: um pai de família resolve equipar sua casa com TV, geladeira, micro-ondas, forno, freezer e ar condicionado. Em vez de comprar esses equipamentos ele resolve alugar por ano e para piorar a história o custo para comprar todos esses equipamentos é menor do que o valor do aluguel anual. A pergunta é feita: esse pai fez um bom negócio?

Isso é o que está acontecendo com o contrato que o Presidente Patê (DEM) fez com uma empresa  que alugou equipamentos eletrônicos por 147 mil reais por ano para  a câmara de vereadores .  Com a justificativa de que os equipamentos estariam obsoletos em 1 ou 2 anos, ocasião em que a câmara mudará de endereço,  o presidente da Câmara de Biguaçu decidiu em alugar em vez de comprar. Como essa mudança de sede se dará em  2 ou 3 anos, esses equipamentos poderão ter aditivos contratuais nesse período podendo chegar a bagatela 441 mil reais em 3 anos de aluguel.

Será que não seria melhor comprar em vez de alugar? Ninguém aqui está discutindo a qualidade do serviço que está sendo prestado, até por que com um valor desses, era só o que faltava as transmissões serem ruins. Então justificar a gastança por causa do bom andamento dos serviços não justifica absolutamente nada. O homem público tem que zelar pela economia e ter cuidado no que fala.

Esse negócio de Patê dizer que  em 1 ou 2 anos equipamentos eletrônicos ficam sem uso e por causa disso é melhor alugar em vez de comprar é um absurdo sem precedentes. É  a mesma coisa que o pai de família, citado no exemplo acima, que optou em alugar eletrônicos para a casa nova justificar que esse ato é melhor por que em 1 ou 2 anos a TV, Geladeira e etc estariam obsoletos. Isso é o conto da carochinha. Patê não é engenheiro ou técnico em eletrônica para dizer isso. Uma prova de que o presidente da câmara de Biguaçu é um leigo foi o que ele falou recentemente na tribuna da câmara. Olha só a besteira que ele falou: “um aparelho de celular se torna ultrapassado em 2 meses”. Pelo jeito o expert em eletrônica deve estar delirando. De onde um aparelho de celular fica ultrapassado em apenas 2 meses? Será que o Patê troca o telefone dele nesse período?

Bom! A reportagem não vai entrar no mérito de que o que afirmou Patê procede ou não e também não entrará na discussão de que o serviço que está sendo é feito é ruim ou não. O que temos que analisar de forma responsável  é o se o que foi feito, ou melhor,  gasto, está dentro ou não da normalidade.  Afinal de contas: o que seria melhor? Alugar ou comprar?

No calor dessa discussão a empresa Bohrer Equipamentos Eletrônicos, uma das que participaram da licitação que a câmara realizou, tornou público um orçamento de que todos os equipamentos eletrônicos que foram alugados por Patê custariam 79 mil reais. Quer dizer, segundo a empresa, comprar seria 47% mais barato do que alugar por um ano os equipamentos eletrônicos. Epâ! O que é isso? Comprar seria muito mais em conta do que alugar? Isso é grave e o que assusta é que esse orçamento, segundo um site de notícias da cidade, foi dado a câmara de vereadores para deliberação antes da licitação do aluguel.

Patê jura de pés juntos que a câmara não recebeu proposta de venda alguma e que a equipe de licitação da “casa” mandou inúmeros e-mails para orçar os equipamentos eletrônicos para comprar e diante da falta de respostas resolveu fazer uma licitação de aluguel.

O que é verdade nessa história? Esse orçamento foi dado a comissão de licitação ou não? Caso contrário porque vazou agora? Diante disso está certo o vereador João Luz (PSL) em colocar em votação um requerimento acatado por todos  que chamará o dono dessa empresa que diz ter orçado para venda esses equipamentos e dado para análise da câmara de vereadores. A sociedade precisa saber se Patê mentiu ou não ao afirmar que não existia orçamento de venda dado ao legislativo;

Mas mais uma vez a reportagem do jornal não vai entrar nesse mérito. A câmara descobrirá a verdade. No entanto o que tem que ser analisado é esse orçamento de 79 mil reais. Não importa quando ele surgiu mas se ele realmente orça por esse valor de 79 mil reais em compra o que foi alugado por 143 mil reais. Isso que tem que ser analisado? Por que se dá pra comprar os equipamentos por um valor 47% mais barato do que alugar, o que Patê está esperando?

Repetimos: o serviço contratado na locação de equipamentos está sendo elogiado e isso não se discute. O ofício de orçamento desses equipamentos para venda , independentemente de quando apareceu, realmente é fidedigno e mostra toda essa economia? Se isso ficar comprovado não vale mais comprá-los em vez de alugar? Essa atitude não daria economia aos gastos? Isso que tem que ser analisado pelos vereadores.  Já existem vereadores que admitiram ao jornal que a atitude de Patê em alugar em vez de comprar foi equivocada.

Até porque dentro da polêmica surgiu mais uma: a de que os equipamentos alugados e que foram instalados na câmara seriam usados e por causa disso o vereador Pissudo (PP) solicitou todas as cópias das notas fiscais dos equipamentos locados.

A câmara de vereadores representa o povo. As pessoas precisam saber se o que foi feito por Patê é econômico ou não. Por favor, não toquem mais na tecla do que o serviço é bom, obviamente ele tem que ser, mas analisem se a atitude do expert em eletrônica Patê foi coerente ou não.

Tags: aluguelcompraEquipamentos EletrônicosimprensaLicitação

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.youtube.com/watch?v=fRSxvjZwqts

Governador Celso Ramos – Côte D’Azur brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=SFSjdc62seU
  • Home

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Biguaçu
  • Brasil
  • Esportes
  • Grande Florianópolis
  • Mundo
  • Governador Celso Ramos
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • São José
  • Câmara Municipal de Biguaçu

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist