Dicom/PMB > O CATHARINENSE
A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima sexta-feira (10), uma capacitação para os profissionais que atuam na Atenção Básica do município, dentro das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O evento, que ocorre no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09), terá início a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, na Praia João Rosa, seguindo o protocolo de cuidados contra a Covid-19.
O acolhimento inicial para pacientes que apresentem pensamentos e comportamentos suicidas é a Atenção Básica, integrada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso a importância de capacitar os profissionais para agirem rápido nesses casos. Outro local de atendimento é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Rua Getúlio Vargas, 468, bairro Universitário, próximo ao Ginásio de Esportes Nagib Salum. O telefone é (48) 3039-8468 e o horário de funcionamento das 7h às 18h, sem fechar para o almoço.
Neste ano, a campanha tem como tema “Agir salva vidas”, destacando a importância de mostrar que mais do que falar, é fundamental tomar atitudes efetivas para prevenir os casos, que são cada vez mais crescentes. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo.
Já em Santa Catarina, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no ano de 2020 foram registrados 769 suicídios, dos quais 611 foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Em 2021, até o mês de julho, foram 416 registros, sendo 336 do sexo masculino.
A ABP estima que mais de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Fique atento se um familiar ou amigo apresentar sinais como isolamento, abuso de álcool e outras drogas, mudanças bruscas de humor, diminuição do autocuidado e automutilação. Frases como “não aguento mais”, “queria sumir”, “sou um peso para as pessoas”, “preferia estar morto”, não são ameaças à toa. Auxilie a pessoa a buscar ajuda profissional.
CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de formas voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.
Programação
Veja as atividades e palestrantes da capacitação dos profissionais da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde:
Data: 10 de setembro (sexta-feira)
Local: auditório da Secretaria de Saúde
9h – Abertura
9h30 – O impacto do suicídio. Fatores de risco e de proteção: como identificar o paciente suicida
Palestrante: Nelson Jr. Cardoso da Silva – Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela UFSC. Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UFSC. Especialista em Saúde Mental. Especialista em Educação em Saúde. Especialista em Saúde da Família. Experiência em Assistência e Coordenação em Saúde da Família, CAPS e Hospital Psiquiátrico. Professor de Saúde Mental e coordenador do curso de Enfermagem da Estácio SC. Membro do grupo de pesquisa no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde (GEASS/UFSC).
11h – Como abordar o paciente com ideação suicida na Atenção Primária
Palestrantes: Dr. Guilherme Gransotto Filho – Médico CAPS Biguaçu e Rafael Leonardo Cerávolo – Psicólogo CAPS Biguaçu.